Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Morettoni, Marina Marins |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16749
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Resumo: |
Esta dissertação investiga a prática social da viagem na Geração Beat. Parte da premissa de que o movimento literário e geracional beat participa do amplo processo de transformação da comunidade imaginada estadunidense no decorrer do século XX: a formação da América Multicultural. Considera que o movimento desviante beat é conformado em meio às condições imediatas de existência, caracterizadas pelo controle moral e político-ideológico, a realidade da segregação socioespacial entre grandes centros e subúrbios estadunidenses e os excessos da cultura de consumo, que conformam afinidades eletivas entre a juventude estadunidense, expressas no desejo de rebelião (Capítulo 1). Explica que o movimento, inicialmente literário, alcançou dimensões nacionais a partir da interseção entre as condições contextuais, o conjunto de lastros históricos e formas culturais compartilhados e sua assimilação pela Indústria Cultural (Capítulo 2). Assume a produção literária beat como fonte e interlocutora de pesquisa, dedicando-se ao estudo de On the Road, o road novel de autoria de Jack Kerouac, considerados os principais representantes deste movimento; entende que o autor e sua obra só ganham sentido quando pensados na interseção entre os diferentes tempos históricos: 1) o tempo de produção e recepção da obra; 2) o tempo biográfico do artista; e 3) o tempo histórico dos Estados Unidos (Capítulo 3). Identifica a viagem como uma “tradição inventada” entre o final do século XIX e meados dos anos 1940, consolidada como parte da cultura dominante do American Way of Life, por meio da mediação cultural do See American First Movement e do Work Progress Administration (Capítulo 4). Conclui que a viagem beat é um amalgama entre o imaginário nacional e a maneira como a América é reimaginada e vivida pela juventude rebelde de meados do século XX |