Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Paulo, Caio Gatto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30316
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Resumo: |
A motivação para a presente pesquisa é explorar o conteúdo e os sentidos do diálogo entre a produção do rap brasileiro e as mudanças de ordem macro na estrutura social do país. Ou seja, quais foram e como as transformações ocorridas na sociedade brasileira impactaram material e ideologicamente o desenvolvimento do rap brasileiro? Ao mesmo tempo, como os rappers participam e se posicionam politicamente diante das questões e disputas centrais que ocorrem na sociedade brasileira? Diante de tais questionamentos, investe-se na hipótese de que os rappers formularam diferentes formas de engajamento político para cada novo contexto que se apresentava. Ao mesmo tempo, a síntese de tais formulações esteve diretamente ligada às matérias-primas fornecidas por cada nova transformação. Logo, as formas de engajamento produzidas pelos rappers durante a era neoliberal no país, se determinam pelas possibilidades e bafejam sobre as questões desse período. O mesmo para a subsequente era desenvolvimentista engendrada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Para tal, são examinadas letras, depoimentos e intervenções políticas dos rappers em cada período, buscando compreender as suas posições políticas e o modo como elas se relacionaram com as mudanças sociais e culturais ocorridas ao longo do tempo. |