Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Moraes, Laiz Almeida |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28637
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Resumo: |
Jogos são uma das formas de entretenimento mais utilizadas, desde os tempos antigos. Podem ser adaptados para o campo didático, por serem lúdicos estimulando a motivação, e permitirem a participação do estudante, impulsionando o processo cognitivo, quando associados ao ensino teórico. Em contrapartida, no ensino superior encontramos matérias com elevado grau de dificuldade, e uma estrutura de ensino baseada em aulas 100 % expositivas em sua maioria. Isso faz com que muitos discentes percam o interesse e tenham dificuldades para aprender o conteúdo de forma eficaz, e uma dessas disciplinas é a bioquímica. Desta forma, como motivar os alunos de bioquímica deixando a disciplina mais interessante? Os jogos didáticos seriam bons motivadores; essa ferramenta aproxima os discentes de bioquímica? Segundo a literatura, os jogos educativos são uma boa alternativa, pois aumentam o interesse dos estudantes, além de tornarem o conteúdo mais acessível ao indivíduo, diminuindo as dificuldades. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi a confecção e aplicação de jogos que motivem os educandos, e consequentemente ajudem o processo de aprendizagem de bioquímica por alunos dos cursos de Ciências. Confeccionamos jogos didáticos abordando processos inerentes ao metabolismo, versando sobre conceitos básicos de Bioquímica do dia a dia, temas relacionados as áreas biológicas. Foram confeccionados cinco jogos, todos produzidos em slides, utilizando comandos do powerpoint, e inspirados em jogos populares; ressalta-se que os “games” podem ser adaptados a conteúdos de outras disciplinas sem ter os seus comandos modificados. Além disso, se trata de uma ferramenta barata, de fácil manuseio, e que não depende de internet para seu funcionamento. Dessa forma, é necessária apenas da instalação do pacote office. Os jogos foram aplicados em duas turmas do segundo período do curso de ciências biológicas, na disciplina de bioquímica no formato de aulas remotas, podendo também ser aplicados no modo presencial. Nossos resultados demonstram que os jogos serviram como motivadores do processo de ensino e aprendizagem, despertaram o interesse e participação dos alunos. Em todas as aplicações dos jogos os estudantes se mostraram animados, receptivos e participativos, além da dinâmica ter criado um ambiente mais favorável às interações sociais, que é muito importante para a consolidação do aprendizado, além de ajudar em um período altamente estressante devido a pandemia do COVID-19, onde o contato social foi diminuído consideravelmente. Os jogos também despertaram e motivaram os alunos a tirarem dúvidas e interagirem mais com a docente, estimulando emoções positivas e agradáveis em relação a bioquímica e a professora. Diante disso, concluímos que os jogos produzidos neste estudo são bons motivadores do aprendizado de bioquímica, e uma boa alternativa pedagógica, se tratando de custo benefício. |