Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Schwarz, Júlia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15571
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Resumo: |
Esta dissertação desenvolve uma análise genealógica dessa peculiar categoria artística, o nu masculino, enfocando suas manifestações fotográficas nos séculos XIX e XX. A pesquisa parte da curiosidade suscitada por mudanças que vêm ocorrendo nessas representações, bem como nas críticas em torno das próprias variações. Ao desenhar essa cartografia recorrendo ao método genealógico, destacam-se alguns dos recursos técnicos e estéticos utilizados – tanto na atuação dos fotógrafos como nas performances dos modelos – em sua condição de sintomas que marcaram os corpos caracterizados como masculinos em diversos momentos da história ocidental, para contrastar com o período contemplado e, de maneira concomitante, com o presente. Desse modo, identificam-se certas alterações nos referenciais de masculinidade, bem como no papel da fotografia na construção dessas definições de gênero. Um dos principais resultados dessa pesquisa consistiu em detectar o despontar de uma certa objetificação do corpo masculino nas fotografias dos séculos XIX e XX, comparável (embora com importantes diferenças) à que aconteceu com a nudez feminina no período de auge da pintura ao óleo, do século XVI ao XIX. |