Corpo mosaico: transformações espaço-temporais na dança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Brasil, Iris Aparecida
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31254
Resumo: A proposta desse trabalho é a de pesquisar os movimentos corporais na dança com base nos estudos de Rudolf Laban, que leva em conta o espaço do corpo do bailarino, sua esfera pessoal e o espaço ao redor, espaço comum ou geral. Os movimentos corporais, na perspectiva desse trabalho, são visualizados como traçados que o ponto desenha ao se deslocar nos planos de espaço, segundo a Teoria das transformações Pontiais do Desenho Geométrico. Esse esquema no qual configurações são definidas pelos percursos de pontos que se deslocam no plano é transposto para o movimento das partes do corpo do bailarino - tomadas como unidades pontuais - e também para o movimento do próprio corpo considerado como um ponto que se desloca na superfície do plano cenográfico. Como são inúmeras as possibilidades de criação na arte da dança, propõe-se associar às Transformações Pontuais, a Teoria das Estranhezas. Nesse sentido, essa teoria, que também trata de transformações, apóia a perspectiva de que formas fluidas do moviemtno conformam mosaicos de alta complexidade. Esses mosaicos são recochecidos na coreografia Presenças no tempo e nos corpos que a interpretam