Figurações da morte em Azul-corvo e Hanói

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Leonardo Pereira dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11146
Resumo: A presente dissertação, no âmbito da literatura brasileira contemporânea, com base, sobretudo, em Azul-corvo e Hanói, tem como objetivo investigar as diferentes figurações da morte na obra de Adriana Lisboa. Como a interrupção definitiva da vida do ser humano tem se tornado um tema interdito na sociedade capitalista de consumo, os romances da autora abordam a dificuldade, cada vez maior, que o ser humano tem de lidar com a questão da finitude, mas sugerem como o diálogo entre a literatura e outras artes pode tornar o nosso destino mais leve, pois mais importante do que a chegada é a aprendizagem da caminhada, que de acordo com as percepções e a sensibilidade de cada indivíduo dão o tom do significado do morrer. Nas obras da autora, o tema da morte conflui para uma reflexão sobre a transitoriedade dos seres diante da inexorabilidade do tempo e o poder transformador da memória e do amor à vida e do desapego material