Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Andrade, Cláudia Oliveira de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5887
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Resumo: |
Introdução: o registro é um instrumento de documentação do cuidado de enfermagem. No entanto, estudos têm comprovado que uma das maiores dificuldades na utilização do mesmo na prática cotidiana é a falta de conhecimento do uso do processo de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas. Torna-se necessário a construção de ferramentas de ensino-aprendizagem que facilitem a formação e a educação permanente de enfermeiros para a realização de um registro de enfermagem de qualidade. Jogos educativos exercitam a habilidade mental e a imaginação, portanto, podem oferecer uma oportunidade de desmistificação das dificuldades do uso do registro no dia a dia de enfermeiros. Este estudo teve como objetivo geral construir um jogo educativo direcionado ao ensino-aprendizagem de registro de enfermagem sob a ótica do processo de enfermagem com sistemas de linguagens padronizadas. E, como específicos, descrever as etapas da construção do jogo educativo sobre registro de enfermagem, e; avaliar o jogo educativo quanto aos objetivos, organização, estilo da escrita, a aparência e a motivação. Método: estudo metodológico realizado em duas fases: desenvolvimento e avaliação do jogo. A elaboração do jogo teve a colaboração de duas designers e quatro pesquisadores/docentes do Grupo de Estudos em Sistematização da Assistência de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Na segunda fase, foi realizada uma avaliação por enfermeiros e acadêmicos através de um questionário validado para uso no Brasil. Foram selecionados 14 juízes. Os dados foram organizados e analisados com auxílio do SPSS 20.0 e foi realizada análise descritiva. Resultados: foi desenvolvido um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre registro de enfermagem, contendo dois dados, 20 cartas histórico de enfermagem, 20 cartas diagnóstico de enfermagem, 20 cartas intervenções de enfermagem e 20 cartas resultados de enfermagem. A identidade visual do jogo foi estabelecida através das iniciais J, E, R e E, que explicitam Jogo Educativo Registro de Enfermagem. Os avaliadores foram predominantemente do sexo feminino (71,4%), com média de idade de 26,4 anos, atuam em instituições públicas (57,1%), Destes (85,7%) possuem experiência prévia com sistematização da assistência de enfermagem e participam de grupos de pesquisa na área (71,4%). Dos 14 avaliadores, 50% consideraram o objetivo do jogo totalmente adequado, 57,1% afirmaram que o jogo ajuda durante o trabalho/ atividades cotidianas, porém 42,9% apontaram que o JERE está parcialmente adequado para ser utilizado pelo público-alvo. Conclusão: o JERE é relevante, pois poderão mediar práticas educativas em grupo, no intuito de tornar mais estimulantes o ensino-aprendizagem de diagnósticos, intervenções e resultados com sistemas de linguagens padronizadas, proporcionando a troca de saberes de acadêmicos de enfermagem e enfermeiros. Portanto, trará subsídios para inovação no ensino-aprendizagem do registro de enfermagem |