Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Santos, André Luiz dos |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/35615
|
Resumo: |
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise, baseada na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso e nos estudos das Epistemologias do Sul, de como alguns sambas-enredo, subgênero do samba, auxiliam na desconstrução dos estereótipos criados acerca do candomblé. Além disso, propõe-se uma reflexão sobre a importância do conhecimento dessa matriz religiosa para a formação da identidade negra no país. Serão analisados dois sambas-enredo neste trabalho, Agbayê - Dos Orixás Renasce a Vida, GRES Arame de Ricardo, 2018 e Xangô, GRES Acadêmicos do Salgueiro, 2019. Para tanto, convém traçar caminhos para ratificar que o samba-enredo é um gênero discursivo de representatividade da cultura negra e não só uma música criada para entretenimento. Deste modo, acredita-se ser possível verificar como as canções carnavalescas constroem imaginários discursivos que promovem a quebra dos paradigmas equivocados sobre a doutrina religiosa. |