Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Fonseca, Raquel Silveira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8168
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Resumo: |
Este trabalho analisa o discurso veiculado nos editoriais de moda de quatro revistas femininas editadas no Brasil – Marie Claire, Vogue Brasil, Máxima e Glamour. A pesquisa toma como base teórico-metodológica a semiótica discursiva de linha francesa, tanto em seu modelo mais canônico quanto nos desdobramentos mais recentes da teoria, que incorporam à análise a noção de instabilidade e as percepções do corpo do sujeito, além dos estudos de sociossemiótica e de contribuições da semiótica tensiva. A análise da construção do sentido no discurso dos editoriais de moda tem como objetivos primordiais: investigar as recorrências nas estruturas fundamental e narrativa dos textos e examinar as diferentes organizações figurativas que garantem a esse discurso, reproduzido nas revistas femininas brasileiras, o efeito de sentido de apresentar a novidade. O fato de as revistas selecionadas para esta pesquisa dirigirem-se a diferentes estratos sociais possibilitou, ainda, uma análise comparativa dos mecanismos de reprodução do discurso da moda na mídia impressa e o impacto das estratégias discursivas selecionadas para o sucesso da argumentação. Com isso, demonstra-se a importância da semiótica discursiva para o estudo dos sentidos que se instauram na enunciação dos objetos sincréticos, a partir da observação de seus elementos constituintes e das relações que eles estabelecem entre si |