Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Aquino, Felipe Ribeiro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26039
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Resumo: |
A presente dissertação lança um olhar sobre Vidas secas, de Graciliano Ramos, considerando sua dimensão estética como capaz de produzir transformações na percepção de mundo do leitor. A posição de sujeito da narrativa assumida pelas personagens através do uso do discurso indireto livre associa-se a um narrador onisciente em terceira pessoa que, em algum nível, respeita a voz das personagens e não faz prevalecer a sua voz, o que implicaria em tornar as personagens meros objetos da narrativa. Tal procedimento é associado ao vaqueiro Fabiano e à sua família, e, ainda, à cadela Baleia, resultando, por exemplo, no caso de Fabiano, em uma identificação não apenas negativa do sujeito com um animal; e, no caso de Baleia, temos um animal singularizado e detentor de uma visão de mundo, com o qual podemos compartilhar a experiência da existência animal conforme a imaginação de Graciliano Ramos. Na elaboração deste trabalho, foram utilizados conceitos como o de dialogismo, de Bakhtin, de identidade e estigma, a partir de Barth e Goffman, de preconceito linguístico extraído de Marcos Bagno, e de animalidade, a partir de Maria Esther Maciel. |