Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Mendes, Lena Pinto |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8177
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Resumo: |
A partir da leitura do artigo “Brás Cubas em três versões”, de Alfredo Bosi, propõe-se um recorte triádico que ordena, com temas, questões e passagens privilegiadas, a leitura comparativa de três versões cinematográficas do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis: Viagem ao fim do mundo (1968), de Fernando Coni Campos; Brás Cubas (1985), de Julio Bressane; e Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel. A variedade de leituras cinematográficas disponíveis reafirmam o estatuto icônico do romance de Machado de Assis no campo artístico brasileiro, consolidando assim sua fortuna crítica fílmica |