Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Verônica de Sá |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10865
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Resumo: |
Criada no século XIX, a Classificação Decimal de Dewey (CDD) carrega em sua estrutura hierárquica imutável o pensamento de sua época. Dentre as diversas fontes que contribuíram para sua concepção, William Torrey Harris destaca-se como a influência mais imediata de Dewey. A classe 700, dedicada às Artes, faz parte do esquema generalista da CDD e teve como base de sua origem as classificações filosóficas de Francis Bacon e, principalmente, de Georg Wilhelm Friedrich Hegel – refletidas na classificação de Dewey via Harris. A proeminência de Hegel não se dá apenas no campo da organização do conhecimento, mas também no campo das Artes. Seus escritos sobre Estética e sua teoria sobre o fim da arte, elaborados no século XIX, são retomados um século depois, por críticos e historiadores da arte, em virtude das novas experiências artísticas vivenciadas. Na contemporaneidade, o fim da arte determina uma nova era onde tudo pode ser arte. O abandono dos padrões estéticos tradicionais leva a um novo pensamento filosófico que se dedica a explicar os motivos que tornam algo uma obra de arte. Ao torna-se pluralista a Arte deixa de se encaixar no esquema monolítico de Dewey. Do ponto de vista prático de uso da CDD para classificação dos assuntos atinentes à Arte, os novos problemas surgidos na contemporaneidade unem-se a outros inerentes à formação estrutural da CDD. Ainda que as lacunas do esquema de Dewey não diminuam sua popularidade, incentivam o surgimento de adaptações a ele. Este estudo destaca, do ponto de vista teórico e prático, as insuficiências da CDD quanto a seu arranjo hierárquico, abrangência e especificidade dos assuntos relacionados à Arte que aborda. |