Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Selene Nogueira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25926
Resumo: A partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.