Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Rocha, Sandro Aragão |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16002
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Resumo: |
Na pesquisa temos como proposta trabalhar com duas obras do escritor Luís Capucho: Cinema Orly (1999) e Rato (2007). Os dois romances, escolhidos por terem tido uma circulação de público mais ampla e terem entre si maior aproximação através do seus personagens e narrativa, contam a história de um personagem que só tem a possibilidade de vivenciar suas experiências de desejo e afeto em espaços públicos: cinema pornô, terrenos baldios, banheiros públicos. Com o objetivo de analisar como se dá a representação das relações homoeróticas na escrita de Capucho e como o escritor se utiliza de uma perfomance de si (“autoficção”) para ficcionalizar e dar vida as suas narrativas, faremos uma breve retomada histórica de como essa forma de relação foi representada na Literatura Brasileira, além de refletirmos sobre a relação entre o cânone e o homoerotismo, buscando clarificar como o cânone literário costuma se utilizar de falsos pressupostos para marginalizar literaturas como as de Luís Capucho. Como base, utilizaremos bibliografias/teóricos de áreas da teoria literária, sociologia, estudos de gênero, história, configurando nosso trabalho como uma pesquisa bibliográfica |