Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Lamarão, Luisa Quarti |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Niterói
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22135
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Resumo: |
A dissertação faz uma apresentação das ideias do crítico musical José Ramos Tinhorão a partir da análise de seus artigos presentes em dois momentos de sua carreira no Jornal do Brasil: a coluna semanal "Primeiras lições de samba" (1961-1962) e a "Música Popular" (1974-1982). O jornalista ficou conhecido por sua visão "radical" da música popular brasileira, apresentando-a, em seus escritos, com um enfoque marxista e nacionalista. Embora a década de 1960 tenha sido marcada por um forte discurso nacionalista entre as esquerdas. Tinhorão parece ter ido além. Muitos artistas de sucesso da MPB foram fortemente criticados por ele. Dessa maneira, não era bem-visto em determinados setores da cultura brasileira. Entretanto, o jornalista contribuiu enormemente com suas inúmeras pesquisas sobre música popular brasileira. O presente estudo visa, portanto, por meio do exame de suas ideias sobra a música brasileira, compreender o nacionalismo que norteou seu pensamento e analisar a ambiguidade de sentimentos despertados por Tinhorão no cenário cultural brasileiro |