Cenas cariocas: o Rio de Janeiro através das estereoscopias de Guilherme Santos (1910-1957)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Maria Isabela Mendonça dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Niterói
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14868
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar o conjunto de fotografias estereoscópicas sobre a cidade do Rio de Janeiro produzidas pelo fotógrafo amador Guilherme dos Santos entre os anos de 1910 e 1957. A partir de uma análise sobre a trajetória de vida do autor das imagens, busca-se compreender o quanto o seu olhar fotográfico estava estreitamente relacionado ao seu habitus de classe e, consequentemente, à uma ideia de cidade moderna e civilizada, de acordo com os ressupostos urbanísticos orquestrados pelas sucessivas administrações públicas municipais desde o governo Pereira Passos. Ao mesmo tempo, através da organização da coleção que atualmente faz parte do acervo do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, pretende-se mostrar como a fotografia de Santos serve ainda hoje aos interesses dos setores políticos dominantes, na medida em que corrobora com a ideia de um Rio de Janeiro “maravilhoso”