A crônica de Machado de Assis e a modernidade encenada na Belle Époque carioca

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Barcellos, Thaís Bartolomeu
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28814
Resumo: A presente tese tem como objeto central a análise de crônicas de Machado de Assis publicadas entre 1880 e 1900 no jornal Gazeta de Notícias, visando compreender de que maneira certos elementos característicos da modernidade (costumes franceses, bondes elétricos, remodelação da cidade etc.) figuraram nelas como uma estratégia do autor para questionar a autenticidade da chegada da modernidade no Brasil no final do século XIX. As crônicas que compõem o corpus deste trabalho foram selecionadas durante a pesquisa, ao buscar-se por aquelas em que tais elementos se fizessem presentes desnudando uma modernidade encenada. A fim de realizar uma análise crítica dos textos, propôs-se uma metodologia que integrasse questões relacionadas ao surgimento e estabelecimento da crônica no Brasil e a representatividade do jornal enquanto veículo de divulgação de ideias e de publicação literária no Brasil do século XIX. Para uma melhor compreensão a respeito do conceito de modernidade em contraponto ao de modernização, apresento brevemente perspectivas filosóficas e históricas acerca deles. As figuras e fissuras da modernidade aparecem sob a pena de Machado de Assis como elementos capazes de ratificar a existência de uma modernidade encenada naquele momento da chamada Belle Époque carioca.