Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Silva Neto, Cyro Alves da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24844
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Resumo: |
A investigação dos temas apresentados no romance Ce que le jour doit à la nuit, de Yasmina Khadra, através da subtração de uma fatia social da realidade argelina, justifica a reflexão sobre questões de identidade, pertencimento social, apatia frente à realidade adversa, violência, xenofobia, e, sobretudo, a respeito da imposição da cultura da colonização ocidental sobre o mundo oriental por intermédio de artifício linguístico, político e religioso. A partir do estudo deste romance, diversos aspectos serão abordados, denotando como a ficção e a realidade são próximas e capazes de propor desvelamentos, apontar pensamentos, atitudes e comportamentos, além de ações demasiadamente cruéis, embora possíveis de serem praticadas socialmente. Quanto à metodologia utilizada, apresentam-se os pressupostos teóricos que orientam as reflexões relacionadas aos principais temas desta Dissertação: a identidade cultural; a colonização e a política assimilacionista; a alienação e a mimetização do the french way of life; a xenofobia e o entre-dois mundos; a experiência dos pieds-noirs; o conflito identitário; o preconceito étnico- cultural. Esses temas serão explorados na narrativa de Yasmina Khadra à luz de textos que dialoguem com as ponderações aqui expressas. Ce que le jour doit à la nuit é um romance que toma os leitores pelas mãos e pelos sentidos e lhes permite transitar entre o amor e a frustração, as guerras, o preconceito, as amizades, as crenças e a dúvida – social ou psicológica – de ser o que se é. Por intermédio desta Dissertação apreende-se, em larga amplitude, o campo de conhecimento de mundo sobre questões existenciais humanas vitais ou fundamentais. |