Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: SILVA, Eliany Maria de Medeiros.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a importância dos atributos do Design existentes em jogos e brinquedos pedagógicos utilizados para ensinar conteúdos da matemática no 3o ano do ensino fundamental, a fim de identificar as potencialidades que cada atributo pode gerar em relação aos conteúdos lecionados. O método utilizado nesta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, se caracterizando quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos em exploratória e quanto aos procedimentos em um estudo de casos múltiplos. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental de seis escolas localizadas na cidade de Santa Luzia - Paraíba, dentre elas municipais, estaduais e privadas, que utilizam jogos e brinquedos como prática pedagógica para o ensino da disciplina de matemática no 3o ano. Os resultados mostram a relevância que o design de jogos e brinquedos pedagógicos apresentam para o ensino, de modo que os atributos que compõem os produtos conseguem atender de maneira mais ou menos satisfatória à sua função, que é de passar algum tipo de conhecimento para a criança. Deste modo, pôde-se concluir, nesta pesquisa, o nível de satisfação que os atributos apresentam em relação aos conteúdos da matemática para o qual são utilizados. Considera-se assim, por meio do contexto deste trabalho, o design como uma ferramenta que pode auxiliar e potencializar o ensino de conteúdos da matemática a partir da comunicação visual desenvolvida em cada produto.