Caracterizando e quantificando inovação em redes de similaridade musical.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: FALCÃO, Felipe Vieira.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22604
Resumo: Investigações sobre relações de similaridade entre composições, álbuns e artistas desempenham um papel importante na compreensão de tendências presentes nas trajetórias dos gêneros musicais. A influência exercida por essas entidades dentro de uma rede de similaridades pode ser caracterizada de diversas formas, como analisando-se a dimensão da disrupção. Considera-se disruptivo aquele ator capaz de criar uma desestabilização num contexto dominante, gerando uma quebra nas expectativas já consolidadas por práticas anteriores. Iniciativas inovadoras dessa natureza podem ser evidenciadas na música em diversos momentos, seja no surgimento do rock and roll ao final dos anos 40, passando pela revolução do punk rock três décadas depois e refletindo até mesmo aqui no Brasil com a difusão do rock nacional no início da década de 1980. Em contraste aos benefícios do estudo da inovação em diferentes contextos, pouco tem sido proposto e conduzido até o momento no sentido de identificar, categorizar e mensurar a inovação apresentada por entidades musicais ao longo do tempo. Este trabalho propõe-se a preencher essa lacuna e avançar o estado-da-arte no estudo da inovação em redes de similaridade musical. Para tal, um conjunto de dados composto por milhares de canções de forró foi coletado, curado, e processado para obter representações de áudio que pudessem ser comparadas em busca de similaridades entre as músicas. Estas foram utilizadas na construção de uma rede de nós (músicas) e arestas ponderadas (relações de similaridade), que por sua vez serviu de entrada para o cálculo de um índice de disrupção proposto neste estudo. Os resultados apontam para o potencial do índice de disrupção como ferramenta na investigação da inovação musical, sendo ele capaz de revelar novas informações e fatos acerca das trajetórias dos gêneros.