Engajamento literário e sentidos históricos na literatura existencialista de Jean-Paul Sartre 1938-1960.
Ano de defesa: | 2011 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28445 |
Resumo: | Pretendemos colocar em discussão o fenômeno do engajamento intelectual do filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) numa perspectiva histórica, colocando em evidência as condições de possibilidade da adoção dessa postura pelo autor, inscrevendo suas contribuições e sua prática literária na tradição da literatura engajada francesa Concebemos seus textos literários, simultaneamente, tanto como registros históricos, quanto como instrumentos de reflexão, conhecimento e intervenção nas questões de seu tempo, buscando compreender os sentidos que o autor atribui aos fatos históricos representados em sua literatura e em relação ao próprio engajamento literário e intelectual. Traçaremos um panorama de sua produção enquanto escritor engajado, indicando as (des)continuidades e rupturas presentes na efetivação de seu projeto de engajamento intelectual, marcado por três fases distintas, mas complementares: o encontro de Sartre com a Literatura, o encontro da literatura sartreana com a História e a questão da literatura engajada como engajamento histórico e o refluxo do engajamento. Indicaremos as resistências à suas teses relativas ao compromisso do escritor com a sociedade, assim como, apontando as rejeições à estética literária que se faz presente em suas obras. Para efeito de discussão, tomaremos como fontes de pesquisa uma série de romances, contos e peças teatrais que o autor produziu publicou entre 1938 a 1960, sublinhando, assim, a relação de interdependência entre história e literatura. |