Visualização 3-D de campos meteorológicos escalares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1994
Autor(a) principal: SANTOS, Adriano Almeida.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
CG
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10071
Resumo: Este trabalho propõe algumas soluções para o problema da visualização tridimensional de campos meteorológicos escalares com base em dados em ponto de grade do National Meteorological Center (NMC). As técnicas propostas se baseiam no uso de métodos clássicos de computação gráfica. Foram utilizados dados de temperatura, altura geopotencial e pressão a superfície, no níveis isobáricos padrões de 1000, 850, 700, 500, 400 e 300 milibares, para a área compreendida entre as latitudes 12.5° N e 30° S e as longitudes 20° W e 80° W. Na visualização desses dados, adotou-se um modelo de superfície para representar o comportamento dos campos em uma superfície isobárica. A solução adotada para a modelagem e visualização de dados foi o algoritmo horizonte flutuante. A visualização lança mão também de pseudo-cores baseadas no modelo cromático HSV para representar de forma eficaz e confortável os diversos valores do campo ao longo da superfície isobárica. Os dados utilizados pertencem a um domínio 3-D (latitude x longitude x nível de pressão), constituindo assim uma base de dados 3-D. Isso permitiu uma apreciação e consequente implementação de técnicas de modelagem volumétrica. Tais técnicas viriam pela sua própria natureza permitir uma analise global desses campos ao longo do domínio de coleta de dados. Assim foram implementadas algumas técnicas baseadas em modelagem por codificação celular, em particular a técnica de modelagem por arvore de octetos ou "octree". Aqui também lançou-se mão de pseudo coloração visando-se uma visualização mais sofisticada em termos de teor de informação. A implementação foi realizada através do paradigma de orientação para objetos com linguagem de programação C++ em estações de trabalho SUN.