Para poderembolar: o mercado e as identidades no universo da música "independente" paraibana.
Ano de defesa: | 2010 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Campina Grande
Brasil Centro de Humanidades - CH PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS UFCG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7336 |
Resumo: | Este trabalho analisa a formação de um nicho do mercado paraibano de musica, conhecido como "independente", "alternativo", "regional" dentre outras denominações. Marcado pela incorporação de transformações culturais e econômicas que vem ocorrendo no cenário da musica mundial, como a descentralização dos polos produtivos de musica e seus mecanismos de distribuição e a elaboração de redes associativas e instituições. O mercado "independente" se apresenta como um campo de bens culturais onde a musica mistura aspectos locais da cultura nordestina com elementos da musica mundializada, como o rock e a musica eletrônica. Tanto os seus produtores quanto os seus consumidores relatam que este tipo de musica esta desvinculado dos grandes agentes reprodutores da cultura de massa, como as grandes mídias, as grandes gravadoras e outros espaços considerados por eles como "massivos". Estes agentes parecem elaborar um significado sobre o que e "Industria Cultural" e quais as suas regras para, a partir dela, estabelecer - em oposição a este mesmo significado - uma noção de "independente": categoria usada como estrategia simbólica e econômica nos processos de identificação social do universo da musica paraibana. |