A influência do “Programa Casé” no cotidiano carioca, nas décadas de 30, 40 e 50.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: FARIAS, Michele Wadja da Silva.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28454
Resumo: O rádio no Brasil foi durante décadas um dos maiores símbolos de modernidade. Em 1932, surgiu no Rio de Janeiro o Programa Casé, considerado um marco na programação radiofônica no país. O programa foi o primeiro voltado para a música popular brasileira no rádio. Também foi pioneiro na criação dos primeiros j inglês, comerciais em forma de música, do radioteatro, além de outros recursos técnicos utilizados até hoje como o background, ou música de fundo e a sonoplastia. A presente dissertação tem como objetivo discutir a influência do Programa Casé, no imaginário popular carioca, nas décadas de 30, 40 e 50. A partir da perspectiva da História Cultural o presente trabalho se propõe a analisar o surgimento de novos hábitos e costumes da sociedade carioca no período em questão. Considerando que o ato de ouvir rádio tomou-se uma nova forma de lazer privado e coletivo no universo urbano, também foram levadas em considerações as novas formas possíveis de sociabilidade e sensibilidades advindas com o rádio. Desse modo, o que se almejou nessa pesquisa foi identificar as formas e maneiras encontradas pelo “homem comum”, (nesse caso os ouvintes), de apreender e resignificar a programação radiofônica da época, especificamente do Programa Casé,