Do estilismo ao design: Os currículos do bacharelado em moda da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Queiroz, Cyntia Tavares Marques de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: www.teses.ufc.br
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8687
Resumo: Esta tese resulta de uma pesquisa qualitativa, baseada na análise de conteúdo, que utiliza como instrumentos a observação participante, a recolha de dados de arquivos, a narrativa de formação, a entrevista e o questionário. Teve como objetivo compreender o processo de transição do currículo do curso de Moda da UFC, que aconteceu em 2011.1 e a relação da nova proposta, ou seja, do novo Projeto Pedagógico de Curso com as práticas curriculares. A antiga perspectiva, instituída em 1993, baseava-se na formação do estilista, enquanto a que a substitui apresenta o designer de moda como agente produtor do campo. Para o alcance dos resultados, pesquisou-se a construção dos campos do Design e da Moda; a Moda e o Design enquanto significantes flutuantes; o processo de transição da formação em Moda no Brasil, que migrou da perspectiva do Estilismo para o Design, constituindo o campo do Design-Moda; a relação desta mudança com a interdisciplinaridade; os movimentos de resistência; as relações de poder que existem nas definições curriculares; e as mudanças ocorridas no curso da UFC, o currículo realizado, a partir do olhar de docentes e discentes. Pressupunha-se, inicialmente, que esta mudança teria contribuído para uma formação mais crítica, reflexiva, e também mais voltada ao atendimento das necessidades do mercado local, principalmente devido ao uso da metodologia projetual, na qual se baseia a atividade do designer de moda. Os resultados nos levam a aceitar algumas destas hipóteses, mas, sobretudo, a compreender os principais conflitos do novo campo, as rupturas e continuidades da mudança no curso de Moda da UFC e o que tem isso a dizer sobre a universidade nos tempos de hoje.