Escola de Música de Sobral: Análise de um processo de formação não-intencional de educadores musicais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Matos Filho, José Brasil de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: www.teses.ufc.br
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9175
Resumo: Esta dissertação elaborada no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará teve como objetivo principal a compreensão de um processo de formação de educadores musicais observado na Escola de Música Maestro José Wilson Brasil (Escola de Música de Sobral). Durante a pesquisa constatamos que, além da capacitação em performance musical a partir das aulas de prática instrumental e vocal – principal objetivo da instituição – também ocorre um processo de formação de professores de música. Essa formação, mesmo em caráter não intencional, tem contribuído para a inserção destes jovens como professores de música em diversos espaços, sejam projetos sociais, escolas livres, bandas de música, corais, orquestras ou mesmo escolas de ensino regular. Definimos o campo da pesquisa partindo dos conceitos de educação formal, informal e não-formal, defendidos por José Carlos Libâneo e Glória Gohn, procuramos elencar as competências necessárias à formação docente de acordo com o pensamento de Maurice Tardif, João Emanuel Benvenutto e Marilda Silva amparado pelos conceitos habitus, campo e aquisição de capitais sistematizados por Pierre Bourdieu. Definimos nossa pesquisa como uma investigação de cunho qualitativo utilizando como procedimento metodológico o estudo de casos múltiplos. Na coleta de dados foram aplicadas entrevistas individuais semi-estruturadas, entrevistas coletivas e observação da atuação dos indivíduos pesquisados na busca do entendimento do fenômeno social identificado. A análise das histórias de vida dos indivíduos pesquisados, sua atuação no campo específico estudado e os dados coletados apontam para uma possibilidade de formação de educadores musicais à revelia da formação acadêmica