Práticas educativas culturais no Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (Crato-CE) : um estudo da educação religiosa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Sousa, Célia Camelo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: www.teses.ufc.br
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6034
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo estudar as práticas educativas culturais desenvolvidas na comunidade Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (Crato-CE), acontecido nos anos de 1926-1936, destacando a educação religiosa como prática cultural. Pensar nesta história é lembrar da memória de muitas pessoas que um dia fugindo das vicissitudes da natureza e da opressão das oligarquias rurais do nordeste brasileiro constroem alternativas culturais ou contra-culturas como refúgio á dureza de suas vidas. No caminhar deste estudo utilizamos uma abordagem qualitativa, pois percebemos que ao trabalhar com a subjetividade humana poderemos nos aproximar melhor dos resultados almejados, sem, no entanto, perder de vista os elementos objetivos que a realidade investigada apresenta. Utilizamos como procedimentos metodológicos as pesquisas: bibliográfica, documental e empírica, destacando as narrativas de homens e mulheres remanescentes do Caldeirão. Da literatura valorizamos Faço ( 1976 ), Freire (1982), Comblin (2011), Arruda(2002), Barros (2008), Hobsbawm (1975), Le Golff (1996) e outros, em que permitiu entender melhor o caminho desta história do Caldeirão. Dos resultados alcançados, destacamos a presença da religiosidade popular sob o primado do catolicismo que é, a principal marca da paisagem histórica que fez insurgir a comunidade do Caldeirão. Nessa paisagem, o místico se faz representar e, com efeito, constrói um terreno fértil para a introjeção da religião oficial na formação do povo simples, mas também da religiosidade popular que por vezes reforça a doutrina oficial da Igreja e outras vezes, transgride, É assim que nasce a devoção ao “Padim” Padre Cícero, representação oficial da Igreja Católica, e ao mesmo tempo a devoção do povo sertanejo ao beato José Lourenço, como representantes legitmados da contra-cultura. Por fim, concluímos que, sendo a religiosidade popular parte integrante da cultura popular no Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, os processos educativos que transversam as práticas culturais daquela comunidade é fundamentalmente uma educação permeada da religiosidade popular.