Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Reis, Lucas Bernardo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53405
|
Resumo: |
A presente dissertação tem como objetivo analisar a temática cyberpunk e suas manifestações possíveis em produtos culturais dos EUA e Japão. Consiste em considerar que é possível interpretar nas obras relações entre trabalhos anteriores a partir do processo de apropriação (Julie Sanders), que diz respeito ao trabalho de criação ou complemento de novas obras a partir de conceitos trabalhados em obras originais. Assim, pretendemos analisar como o tema “corpo” é apropriado nos quadrinhos e no cinema sobre cyberpunk nos Estados Unidos e no Japão, através de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analítico-explicativa, mediante análise fílmica e quadrinistica das obras Blade Runner, Tetsuo, “The Long Tomorrow” e do estilo artístico e de mangás ero-guro. A interpretação do material seguiu os ensinamentos das análises fílmica (Jacques Aumont e Michel Marie) e quadrinistica (Barbara Postema). O processo de apropriação proporciona dois tipos de corpo, um em cada cyberpunk, o corpo transhumano e o corpo pós-humano e eles são apresentados de formas específicas em cada ambiente. Ao final, podemos identificar uma primeira indicação de dois tipos de cyberpunk a partir da representação do corpo, o que nos indica que outros temas podem mudar significativamente de abordagem em cada cultura. Palavras-chave: Ficção Científica. Cyberpunk. Corpo. Apropriação. |