“Gosta dessa baiana?” Crioulas e outras baianas nos cartões postais de Lindemann (1880-1920)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santos, Isis Freitas dos
Orientador(a): Albuquerque, Wlamyra Ribeiro de
Banca de defesa: Negro, Antonio Luigi, Cunha, Marcelo Bernardo da
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23408
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar o processo de construção da imagem da mulher de cor da Bahia em símbolo local nas últimas décadas do século XIX e iniciais do XX. Esta construção não se realiza de maneira unilateral e sem conflitos. Tendo como objetos de pesquisa as construções imagéticas que falam das identidades destas mulheres e que circularam em postais, fotografias e discursos literários, procuro analisar as dinâmicas que envolvem a produção, circulação e leituras possíveis destes objetos com o intuito de perceber as dinâmicas sociais que o norteia. Para guiar a primeira parte do trabalho trago a trajetória, na Bahia, do fotógrafo Rodolpho Lindemann autor e divulgador de duas séries de postais que trazem as mulheres de cor da Bahia como tema; a interação entre fotógrafos e modelos nas ruas e nos estúdios de Salvador e as dinâmicas que envolveram a autorrepresentação. Por fim procuro discutir esta mesma construção sob o ponto de vista da interação entre as classes dominantes de Salvador com as mulheres de cor que trabalhavam em seus lares. O lar branco torna-se local de construção de uma memória que acaba por produzir as “baianinhas”, símbolo ressignificado de uma cultura local.