Palhaçaria e psicologia bioenergética no contexto das artes cênicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Hermida, Santiago Harris
Orientador(a): Oliveira, Jacyan Castilho de
Banca de defesa: Oliveira, Jacyan Castilho de, Reis, Demian Moreira, Santos, Gláucio Machado
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27286
Resumo: A pesquisa analisou um processo criativo grupal que propõe a introdução de exercícios e teorias da Psicologia Bioenergética em uma proposta de treinamento de palhaço. Para a consecução desse objetivo realizamos o laboratório “II Encontro Oficina: Palhaço e Psicologia Bioenergética”. O pressuposto deste trabalho é que certos princípios da Psicologia Bioenergética podem servir para o desenvolvimento da criatividade na arte do palhaço. Trata-se de um estudo de caso, onde foram utilizadas técnicas como entrevistas, vídeos, fotografia e diário de campo. A análise teve como objetivo formular relações possíveis entre as duas áreas e examinar, junto à percepção dos participantes, essa possibilidade de exploração do palhaço. Considerou-se finalmente que, nas artes do espetáculo, o resultado cênico desse processo pode contribuir para evidenciar uma complementaridade e integração de ferramentas artísticas e terapêuticas que aprofundam e expandem a capacidade criativa dos exploradores dessa arte.