O suicídio altruísta: o sacrifício por amor puro na filosofia de Schopenhauer

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Santos, Alex Nascimento Andrade dos lattes
Orientador(a): Salviano, Jarlee Oliveira Silva
Banca de defesa: Salviano, Jarlee Oliveira Silva, Santana, Kleverton Bacelar, Debona, Vilmar
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39073
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar a possibilidade de o suicídio altruísta se tratar de um ato virtuoso sob o olhar da filosofia schopenhaueriana. O suicídio é considerado insensato pelo filósofo, que afirma que se trata de uma ação de afirmação da Vontade. Se o ser humano tem a tendência de afirmar a Vontade de maneira egocêntrica e puramente individual, suas atitudes originárias são egoístas. Dado que Schopenhauer considera apenas o suicídio asceta (por inanição), como a única forma de escolher a morte, de fato, com algum valor moral, pois é a própria negação da vontade, a pesquisa tem como objetivo alcançar respostas para algumas indagações, como: seria imoral o caso em que, por um ato de pura compaixão e altruísmo, alguém escolheria morrer em função da sobrevivência de outra pessoa? O filósofo, em Sobre o fundamento da moral, propõe que os atos de compaixão sejam a única fundamentação para uma atitude moral. A compaixão (assim como o ascetismo), é a negação da sua vontade voraz, logo, é essencialmente moral. Poderia ser que, aquele que sacrifica a sua própria vida por outro alguém, esteja agindo compassivamente?