Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Araujo, Carolina Santos Garcia de |
Orientador(a): |
Silva, Fernanda Mauricio da |
Banca de defesa: |
Maia, Jussara,
Coutinho, Iluska Maria |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Comunicação
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24866
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Resumo: |
Esta dissertação tem como principal objetivo identificar marcas que configuram o reconhecimento da temática policial no telejornalismo brasileiro a partir da análise de gênero. Colocamo-nos no âmbito dos gêneros televisivos, que para nós caracterizam-se não como rótulos ou formas pré-definidas, mas como estratégias interativas que se configuram a partir de situações específicas e contextuais, o que nos faz compreendê-los como uma categoria cultural. Em termos teóricos, tal compreensão se apoia nos pressupostos dos Estudos Culturais e no entendimento do telejornalismo enquanto uma instituição social e uma forma cultural, conforme Raymond Williams. Em termos metodológicos, ela se apoia nas propostas formuladas por Jesús Martín-Barbero e Jason Mittell, que entendem, respectivamente, o gênero como uma estratégia de comunicabilidade, e como uma categoria que se forma cultural e discursivamente a partir da indústria, da recepção, da academia e da crítica televisiva. Analisamos os programas Brasil Urgente (TV Bandeirantes), Cidade Alerta (TV Record) e suas versões regionais - Brasil Urgente Bahia e Cidade Alerta Bahia – atentando para o modo como eles se constroem como exemplares contemporâneos do subgênero telejornal policial e como possibilitam tal reconhecimento. Concluímos que o subgênero caracteriza-se predominantemente pela atuação do apresentador, cujo discurso verbal se concentra na valorização da instituição policial e da violência como principal problema social do país. Tal subgênero negociam ainda com elementos do melodrama e do entretenimento, estratégias que se vinculam aos programas ditos populares e às práticas do gênero policial no cinema e na literatura. Tal influência, no entanto, é discursivamente velada em favor de um alinhamento a padrões do telejornalismo, que historicamente se orienta pela recusa a estes elementos. |