Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Santos, Marcelo José Pinho dos
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Orientador(a): |
Candusso, Flávia
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Banca de defesa: |
Lühning, Angela Elisabeth
,
Souza, Luan Sodré de
,
Candusso, Flávia |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
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Departamento: |
Escola de Música
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181
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Resumo: |
A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua. |