Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Azevedo, Fábio Giorgio Santos
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Orientador(a): |
Macedo, Roberto Sidnei |
Banca de defesa: |
Menezes, Jaileila de Araújo,
Jucá, Vládia Jamile dos Santos,
Senne, Wilson Alves,
Macedo, Silvia Michele,
Guerra, Denise Moura de Jesus |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
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Departamento: |
Faculdade de Educação
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39881
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Resumo: |
A despeito das diferentes modalidades e condições de sua aparição, nos últimos anos, o sofrimento psíquico no cotidiano da Educação, e a necessidade de cuidar da “saúde mental” de estudantes, vêm ecoando feito bordão. Em contextos universitários, e fora deles, e em tantos outros dentros e foras que enfeixam em gomos os traçados do mal-estar na atualidade, algo resvala na formação acadêmica. Convivendo com uma branquitude crítica (CARDOSO, 2010), jovem e privilegiada, em um curso de psicologia de uma faculdade particular, compusemos uma teoria local ao redor de suas aflições. Desviando o olhar para longe, concebeu-se o sofrimento não como algo que se reduziria ao “psiquismo”, e sim como um “trauma do esquecimento” (BRASILEIRO, 2022), quase-causa de um “desvio existencial” (SIMAS; RUFINO, 2019) impetrado pelo colonialismo. Nesse sentido, para abordar o sofrimento das/os estudantes, a noção de “saúde mental” e “sofrimento psíquico” foram vergadas ao encontro de outras cosmologias e concepções de “humanidade”. Permanecendo em uma zona epistemológica liminar, pusemos alguns elementos expressos em cosmologias afro-diaspóricas, e cerzidos pela lógica da ancestralidade como princípio organizador (OLIVEIRA, 2021), em contraste com a desencantada cosmovisão ocidental, para pôr em perspectiva os valores que subjetivam as experiências da jovem branquitude crítica em tela. Fiado em experiência própria, e nos rastros-cicatrizes deixados no correr do tempo, a pesquisa enlaçou memórias do pesquisador quando jovem estudante, e do agora professor, mesclando tempos e acontecimentos deslocados e condensados. As inspirações para o modo de proceder com a pesquisa, certamente traídas pelas inflexões operadas sob pertinência, foram variadas, ao modo de uma “bricolagem metodológica” (MACEDO, 2016): autoetnografia (SANTOS, 2017), etnobiografia, etnoficção (GONÇALVES; MARQUES; CARDOSO, 2012), autoficção (KLINGER, 2012; NORONHA, 2014), pesquisa acontecimental (MACEDO, 2016), conversa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), pensamento liminar (BARRENTO, 2012). Para compor a estilística do texto, foram encorajadoras as autoras: Glória Anzaldúa (2000), bell hooks (2019) e Grada Kilomba (2019). Para acudir o sofrimento provocado pela ocidentalização desencantadora da vida, cultivar a espiritualidade ao modo de ativar uma ancestralidade expandida. Rebobinar em si os próprios valores, perscrutar sua constituição sensível, procedendo a uma espécie de auto-análise “cultural” de si, a contrapelo das histórias oficiais. Cismar com os elementos históricos que constituíram e constituem nossa sensibilidade e conhecer trajetórias que nos antecederam, e refazer, ou inventar, elos perdidos. Compor a si um laço com a Terra, desbordando o humanismo ocidental, ampliando o foco, ou desfocando o cogito, ergo sum rumo ao seio da Terra, aos entes não-humanos e extra-humanos. Alastrar, universo afora, nossa capacidade de identificação e pertencimento. Imantar a ambiência universitária com um “clima” propício ao refazimento dos laços esgarçados pelo desencanto. Ciência e poesia reatadas em seus elos rompidos, constituindo um regime poético. A sensibilidade a preceder a epistemologia. Um regime poético na academia como assunção do entrelaçamento entre vida e conhecimento, como atenção privilegiada à relação como substrato e componente decisivo de uma utopia-mundo. |