Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1983 |
Autor(a) principal: |
Costa, Heloisa Helena Fernandes Gonçalves da |
Orientador(a): |
Mott, Luiz Roberto de Barros |
Banca de defesa: |
Silva, Candido Costa e,
Calmon, Jorge |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23760
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Resumo: |
Os museus existentes nas diversas partes do mundo têm desempenhado através dos séculos, o papel de guardiões dos bens culturais. Seus acervos tem características diversas e abrangem quase todas as áreas do conhecimento humano. Até a 2a. metade do século XX uma grande parte dos museus mundiais esteve preocupada com a preservação dos objetos, monumentos ou sítios históricos, sem discutir as razões desta atitude e o uso que se poderia fazer das coleções sob sua guarda. Esta maneira de pensar estava em íntima conexão com os padrões vigentes nos séculos passados, quando as formações sociais- se caracterizavam pelo autoritarismo e o conservadorismo que permitiam a manutenção do "status quo", impossibilitando assim uma evolução social em iguais condições para todos. Os tesouros da arte e da história, oriundos das esferas - do poder, desde o início das civilizações antigas, tornaram - se objetos de caráter sagrado, indiscutíveis; podiam ser admirados e serviam perfeitamente aos interesses da classe dominante, ao aumentar ainda mais a distância econômica e social que existia entre ela e o restante da população. No século XX, apesar de ser um tempo também marcado pelo autoritarismo e violência, muitos países tem procurado rever suas posições sociais, econômicas e políticas perante a comunidade mundial e existe um processo de revitalização e democratização da cultura. A partir da criação da UNESCO, em 1946 e do Conselho Inter nacional de Museus, em 1947, tem havido uma constante preocupação, traduzida em uma série de seminários e conferências gerais, sobre o papel dos museus no mundo. 0 consenso dos profissionais de museus, nos anos 80, leva â tomada de consciência acêrca da função social que estas instituições devem exercer, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e pacífica. Os países do Terceiro Mundo que assimilam as proposições da UNESCO, têm encontrado nos museus um caminho adequado para sensibilizar suas comunidades e resgatar a memória histórica,com firmes intenções de promover a identidade cultural. O tipo de desenvolvimento que corresponde âs necessidades de um país só pode se basear na tomada de consciência de sua civilização, tradições e valores e sob este ângulo, os museus têm uma importante missão a cumprir, na medida em que preservam o patrimônio cultural e o utilizam em benefício da integração entre as diversas sociedades. Embora muitos museólogos e profissionais de áreas afins estejam analisando o potencial social dos museus, os museus brasileiros, com raras exceções,não têm acompanhado as discussões teóricas que tem tido lugar em vários países, sob auspícios do ConseIho Internacional de Museus. O Brasil não promoveu, até o momento, uma política museológica nacional e em consequência, o Sistema Educacional Brasileiro, que já possui deficiências próprias, não incorpora o museu em seu plano curricular, considerando-o como atividade extra-classe,- esporádica e turística. Em razão disto, os museus brasileiros não estão integrados ao processo educativo e por conseguinte não exercem sua função social adequadamente. Apenas preservara as coleções sem perspectiva de usá-las, cientificamente, como parte d o processo da dinâmica social e em função dos verdadeiros interesses da sociedade. A constatação destes fatos e a tese de que Museu e Educação são realidades que não podem permanecer separadas, justificam o fortalecimento dos museus históricos, tornando-os uma presença viva e atuante dentro da sociedade brasileira. Entretanto, para efetuar esta integração é necessário que os museus de conteúdo histórico sejam revistos e seus objetivos- sejam reformulados, â luz dos conceitos e da metodologia da ciência histórica, em estreita correlação com os meios universitários para absorção de pesquisas cientfícas, técnicas de trabalho e base teórica. Tendo em vista todos estes fatores conjugados, propõe - se lima nova forma de atuação para os museus de história, tomando como exemplo prático a comunidade de Saubara, atual distrito de Santo Amaro, Estado da Bahia, Brasil. |