O cordel no fogo cruzado da cultura.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Quintela, Vilma Mota
Orientador(a): Alcoforado, Doralice Fernandes Xavier
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10956
Resumo: Antes de mais nada, este estudo vem a problematizar a idéia corrente que reduz a literatura de cordel nordestina a uma manifestação ou a um produto da oralidade. Nesse sentido, procura-se evidenciar, no decorrer da tese, as condições concretas da existência do cordel como um gênero e um sistema cultural específico. Ou seja, tomando-se o cordel em sua materialidade explícita, trata-se de assinalar, inicialmente, uma condição sine qua non ao seu advento, qual seja, a impressão. Quanto a isso, particularmente no texto « Um Sistema literário em trânsito », que compõe a primeira parte do trabalho, trata-se de historiar a presença do cordel no cenário cultural brasileiro, ressaltando-se, a partir de um ponto de vista dado ( qual seja, o ponto de vista do autor ), as condições sob as quais o seu sistema editorial se institui e aí permanece. Nesse caso, trata-se de representar momentos diversos por que passou esse sistema de produção no Brasil, servindo como parâmetro à análise os diferentes posicionamentos de autores que se destacaram nesse processo no decorrer do século XX. Mais especificamente, articula-se aí certos aspectos que possibilitam configurar três momentos emblemáticos da história do cordel nordestino, no sentido de explicitar os diversos estados por que passou esse campo, quando tais posicionamentos têm lugar. Seguindo uma ordem cronológica, são assinalados, nessa parte, os casos dos poetas: Francisco das Chagas Batista e Leandro Gomes de Barros, esclarecedores das relações de produção estabelecidas no período em que o sistema editorial do cordel se forma; e João Martins de Athayde e Manoel D’ Almeida Filho, que, de acordo com o ponto de vista aqui escolhido, podem ser tomados, cada um a seu tempo, como representativos do embate cultural que tornou possível a continuidade desse sistema no século XX. Já na segunda parte da tese (no ensaio intitulado « O Lugar do cordel: o trânsito do popular nas fronteiras da cultura »), toma-se à análise um conjunto de cordéis e situações contextuais, fazendo-se ressaltar dados reveladores do modo como, inserindo-se no campo da produção impressa, poetas do cordel se apropriam dos recursos aí disponibilizados, dando ensejo a novas formas de representação.