RESTAURAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DA SEGUNDA FÁBRICA DA METALÚRGICA ABRAMO EBERLE S/A – MAESA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Dias, Ariane Pedrotti de Avila
Orientador(a): Galvão, Anna Beatriz Ayroza
Banca de defesa: Galvão, Anna Beatriz Ayroza, Calabrese, Federico, Viana, Lídia Quièto, Ribeiro, Lola Medeiros Netto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da Universidade Federal da Bahia (MP-CECRE UFBA)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28818
Resumo: Esta pesquisa traz como objeto a segunda unidade da Metalúrgica Abramo Eberle S/A, a Fábrica de Máquinas, popularmente conhecida como MAESA, construída na cidade de Caxias do Sul em meados do século XX. O objetivo do trabalho é a elaboração de uma proposta para a restauração e requalificação do conjunto da MAESA, promovendo a reinserção da mesma ao contexto urbano da cidade através da recuperação arquitetônica e do fomento de sua memória enquanto parte significativa na formação da cidade e como importante patrimônio do período industrial brasileiro. Por se tratar de um conjunto em uma escala urbana, foi necessário desmembrar o trabalho em diferentes níveis de análise e projeto, sendo assim, após as investigações iniciais de contexto histórico, arquitetônico e construtivo, dois projetos se apresentam: o primeiro, em escala urbana, trata do conjunto e do levantamento de critérios para sua ocupação através de um masterplan, e o segundo, a nível de edifício, trata da análise, diagnóstico e projeto de intervenção em um dos pavilhões como recorte de trabalho. O resultado são dois projetos que se complementam entre si, de modo a suprir a demanda de ocupação do conjunto e de restauração dos edifícios. A intervenção baseou-se nas teorias sobre restauro dos italianos Paolo Torsello, Amedeo Bellini e Renato Bonelli, abrangendo ainda algumas contribuições de Giovanni Carbonara, Marco Dezzi Bardeschi, entre outros, com o propósito de trazer ao projeto práticas de qualidade desenvolvidas principalmente na Europa a partir da teoria destes estudiosos.