Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Côrtes Junior, Moacir da Silva
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Orientador(a): |
Lühning, Angela Elisabeth |
Banca de defesa: |
Lühning, Angela Elisabeth,
Montardo, Deise Lucy,
Brandão, José Maurício Valle,
Döring, Katharina,
Hikiji, Rose Satiko Gitirana |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
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Departamento: |
Escola de Música
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36520
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Resumo: |
Proponho, nesta pesquisa, investigar como a música pode contribuir na formação identitária dos/as jovens protagonistas da Orquestra Santo Antônio (OSA), Projeto Social criado e desenvolvido na periferia da cidade de Conceição do Coité, semiárido baiano, discutindo a relação dos projetos sociais que têm a arte-educação como foco. Tenho como objetivo principal analisar o processo musical, social e político desenvolvido no referido projeto, problematizando as questões que envolvem ações na busca de desenvolver o sentimento de cidadania, sociabilidade e autoestima de crianças e jovens de famílias de baixa renda, moradores em contextos urbanos periféricos e a relação desses projetos com a violência urbana que tem crescido nas grandes e também nas pequenas cidades. Trago as vozes dos/as musicistas baianos/as, nordestinos/as e brasileiros/as da OSA que, por meio de uma performance corporificada, irrompem o cenário brasileiro da música de concerto, revelando criatividade e autonomia. Apresento a construção musical do repertório periférico da OSA a fim de contribuir para a afirmação de sua identidade sonora heterogênea e situada numa territorialidade que retrata a cor do semiárido baiano, mas com as matizes contemporâneas das sonoridades da atual música popular brasileira. Destaco o empoderamento das mulheres da OSA em um cenário de silêncio e invisibilidade feminina no contexto da música orquestral. A pesquisa tem como esteio teórico principal a etnomusicologia, baseando-se também nas teorias de gênero, nas epistemologias feministas pós-colonias e nas discussões teóricas sobre identidade, territorialidade e performance musical. Utilizei como metodologia a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, buscando problematizar as práticas musicais adotadas à luz de uma perspectiva social e de culturas paralelas, distintas, e socialmente complementares. Faço ainda uma análise teórico metodológica integrando a Sociolinguística e a Teoria Gerativa com a Etnomusicologia. |