FRONTEIRAS FICTÍCIAS: ESTRATÉGIAS DRAMÁTICAS PARA UM CINEMA HIPER-HÍBRIDO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Nolasco, Daniel Dourado
Orientador(a): Leão, Raimundo Matos de
Banca de defesa: Bezerra, Antônia Pereira, Sarmiento, Guilherme
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: ESCOLA DE TEATRO
ESCOLA DE DANÇA
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25535
Resumo: Este estudo teórico-prático procura observar e experimentar estratégias para a composição dramática que intencionalmente apresente uma grande tensão entre as fronteiras da ficção com a realidade. Escolhemos nos ater à dramaturgia elaborada para o audiovisual na elevação do caráter híbrido de filmes ficcionais e documentários porque o audiovisual amplia esta dimensão, uma vez que contém traços e vestígios da realidade mesmo em produções às quais costumamos ver como meramente ficcionais. Como característica principal que nos possibilita procurar as diferenças entre documentários e ficções, temos a noção de assertividade, desenvolvidas por Fernão Pessoa Ramos e Noëll Carroll. Analisamos, como obra referencial e modelar da criação dramática estudada, o filme Iracema - uma transa amazônica (SENNA; BODANZKY, 1975), que compõe uma trilogia, ainda formada por Gitirana (SENNA; BODANZKY, 1975) e Diamante bruto (SENNA, 1977). O teor prático desta pesquisa é representado pela realização do média metragem As pelejas de Zé Brasil nas terras da copa das copas. Um filme-cordel de 40 minutos que observa o recorte para a hibridização proposta neste estudo.