“Ele queria viver como se fosse homem livre”: escravidão e liberdade no Termo de Cachoeira (1850-1888)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Santana, Clíssio Santos lattes
Orientador(a): Pires, Maria de Fátima Novaes lattes
Banca de defesa: Pires, Maria de Fátima Novaes lattes, Reis, Isabel Cristina Ferreira dos lattes, Fraga Filho, Walter lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35027
Resumo: Este trabalho pretende colaborar com os estudos sobre a escravidão ao longo do século XIX no Recôncavo baiano. O intuito é compreender as estratégias e os significados materiais e simbólicos presentes nos espaços de liberdade e autonomia, que formam construídos por escravos e libertos. O locus da pesquisa foi o Termo de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, entre os anos de 1850 a 1888. Naquela época, o referido Termo era composto por dez (10) freguesias, entre áreas majoritariamente rurais, dedicadas à produção de gêneros para exportação e para o consumo local tais como: açúcar, fumo e mandioca, e outras áreas mais urbanizadas, marcadas pela importante movimentação comercial. Juntas, as freguesias, em 1872, totalizavam quase 90 mil pessoas, das quais 17,4% viviam escravizadas. De tal forma, o objetivo primordial deste estudo é captar as experiências de vida de escravos e libertos, percebendo a importância em suas vivências dos espaços de autonomia como mecanismos fundamentais na luta pela sobrevivência cotidiana e a relevância desses espaços na formulação de projetos de liberdade, na manutenção de laços afetivos e familiares, assim como na expectativa de ascensão social, jurídica e econômica. Nesse sentido, nesta pesquisa, o conceito de autonomia não está restrito a elementos materiais. Aqui, o campo das manifestações culturais também é entendido como um palco de conflitos, tensões e disputas desencadeadas pelos sujeitos escravizados em suas experiências sociais cotidianas. Assim, são fontes deste trabalho: processos-crime, inventários post-mortem, assentos de batismos, casamentos e óbito, notas de escrituras de compra e venda, cartas de alforrias, testamentos e jornais, fontes que, quando cruzadas adequadamente, nos possibilitam reconstruir diversos aspectos da vida da população escravizada do Recôncavo baiano oitocentista.