POR UMA DEFINIÇÃO UNIFICADA DE TEXTURA MUSICAL

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Christian Perrotta da
Orientador(a): Sotuyo Blanco, Pablo
Banca de defesa: Silva Filho, Wellington Mendes da, Nunes Filho, Pauxy Gentil
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Música
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28035
Resumo: Esta pesquisa visa propor uma definição unificada para o conceito de textura musical. Não obstante a grande relevância dada à textura musical pelos compositores e teóricos do século XX, os problemas conceituais presentes nas definições existentes, seja pela indireta exclusão de parte do repertório musical, seja pela forma de sua enunciação conceitual, levou à necessidade de revisar extensamente a literatura existente, o que perpassa pela revisão da terminologia referente à textura musical, uma avaliação minuciosa das definições existentes e uma discussão dos méritos e insuficiências de cada uma, a fim de lhes propor possíveis soluções quando proposta a nova definição unificada. Ainda, por se tratar de uma pesquisa musicológica, seu embasamento teórico e metodológico perpassou interdisciplinarmente outras diversas áreas de conhecimento. Isso inclui os métodos de pesquisa bibliográfica da Ciência da Informação, o estudo da Lexicografia e da Terminologia, bem como certos aspectos da Filosofia (como o entendimento de conceitos e definições, categorias e da própria Fenomenologia) e da Psicologia juntamente com as Neurociências. A revisão de literatura incluiu aspectos lexicais, pelos quais se pôde observar o decurso histórico da palavra textura até sua consolidação como termo musical; aspectos conceituais, no qual apresentamos a maior parte da literatura referente à textura musical, seja por perspectivas gerais, normativas, críticas ou imagéticas; e aspectos perceptivos, em que constam pesquisas voltadas à percepção de textura por vieses psicológicos, fisiológicos e acústicos, além da percepção fenomenológica concretizada pela Aculogia schaefferiana. A essa revisão, seguiu-se uma discussão acerca de todas as definições de textura encontradas na bibliografia, a partir das quais foi possível identificar características em comum, bem como elementos que permitem relacionar as definições de maneira complementar e integradora. Essa análise conjunta e integrada suscitou processos de percepção do som, a partir dos quais foi possível propor uma definição unificada de textura musical.