Screen-Space virtual point light propagation for real-time global illumination

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Aranha, Vítor Moraes
Orientador(a): Apolinário Junior, Antônio Lopes
Banca de defesa: Aguero, Karl Philips Apaza, Marroquim, . Ricardo Guerra
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Instituto de Matemática e Estatística
Departamento de Ciências da Computação
Programa de Pós-Graduação: em Ciência da Computação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33625
Resumo: Simular o transporte da luz adiciona realismo e efeitos estéticos em cenas virtuais tridimensionais. Contudo, o custo computacional destas complexas interações entre luz e ambiente é proibitivo para aplicações em tempo real. A iluminação difusa indireta é um componente de baixa frequência da iluminação global capaz de melhorar consideravelmente a qualidade de uma imagem. Pontos de luz virtuais são comumente usados para reprodução de rebatimentos difusos da luz, traçando caminhos pela cena e criando fontes de luz nos vértices das interseções entre raios de luz e a geometria. Neste trabalho, estendemos técnicas de clusterização baseadas em pontos de luz virtuais de modo a permitir mais rebatimentos de luz em tempo real. Mostramos que imagens plausíveis podem ser obtidas rapidamente, mesmo para GPUs de baixo custo.