Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Silva, Gabriel Azevedo Silvestre
 |
Orientador(a): |
Biriba, Ricardo Barreto
 |
Banca de defesa: |
Biriba, Ricardo Barreto
,
Oliveira, Wagner Lacerda de
,
Cidreira, Renata Pitombo
 |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
|
Departamento: |
Escola de Belas Artes
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35783
|
Resumo: |
Ao se pensar o processo de criação artística na contemporaneidade, este deve ser considerado um trajeto onde muitas linguagens se tangenciam. Propõe-se aqui um estudo norteado pela sinergia existente entre os campos da arte e da moda, mais especificamente na conjunção entre corpo, vestimenta e performance. Tendo um eixo temático que permeia a homossexualidade e as metamorfoses do sujeito, almeja-se a construção de uma abordagem que envolve os processos criativos do artista com relação as suas próprias vivências. Para tanto, trabalha-se uma metodologia baseada em teoria e prática, a qual se fundamenta em autores de referência como Renato Cohen, Renata Pitombo Cidreira, Nízia Villaça, Edith Modesto, entre outros, que corroboram com os conceitos discutidos. Assim, intitulada “Maravilhoso Escândalo”, esta dissertação traz reflexões sobre os processos pessoais que influenciam o fazer artístico, bem como evidencia as linhas tênues que, ao invés de separar arte e moda, costuram-nas e arrematam-nas entre o corpo e a performance. |