Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Silva, Luís Eduardo Andrade da |
Orientador(a): |
Rabelo, Miriam Cristina Marcilio |
Banca de defesa: |
Duccini, Luciana,
Rabelo, Miriam Cristina Marcilio,
Motta, Suely Ribeiro |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14906
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Resumo: |
Este trabalho é o resultado de uma investigação realizada na Igreja Universal do Reino de Deus que teve como objetivo principal analisar as concepções e as práticas mágico-religiosas operadas entre os indivíduos que participam do culto “Nação dos 318”. Para tanto, configurou-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar o Neo-pentecostalismo no campo religioso brasileiro nas últimas décadas focando na emergência da IURD e suas possíveis contribuições; identificar e analisar os rituais, símbolos e objetos utilizados pelos participantes do culto centrando na performance institucional. Neste sentido, o problema perquirido foi: quais as concepções e práticas operadas no culto “Nação dos 318” para fomentar a busca da prosperidade financeira dos seus participantes? Com base na abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa de campo a partir de observação sistemática na IURD - Catedral da Fé - localizada no Iguatemi, bem como pesquisa bibliográfica a partir das pesquisas de Freston (1994); Mariano (1999; 2003), Bonfatt (2000), Fonseca (2003), Oro (2003), Machado (2003), Corten (2003) entre outros. Ademais, a abordagem teórica baseou-se em Weber (2000, 2002) e Bourdieu (1998, 1999, 2003) com colaborações de Durkheim (1989), Tuner (2005) e Geertz (1989). Este trabalho revela que, nas reuniões da “Nação dos 318” da IURD, as concepções doutrinárias giram em torno dos postulados da Teologia da Prosperidade, cujas práticas rituais carismáticas se utilizam de cânticos, louvores, orações, clamores, correntes, consagração e uso de objetos com o intuito de estimular seus participantes a manifestarem sua fé por meio de doações de dízimos, ofertas e desafios no sentido de promover uma barganha com o sagrado para receber ou conquistar uma dádiva, graça ou bênção que é a prosperidade financeira. This research is the result of an investigation done at the “Igreja Universal do Reino de Deus” and its main objective was to analyze the conceptions and the religious-magical practices made by the people who take part of the “Nation of the 318’s” Worship. For this, some specific objectives were configured such as: characterize the Neo-pentecostalism in the Brazilian religious field in the last decades with the focus on the “IURD’s” emergency and its possible contributions; identify and analyze the worships, symbols and objects used by the participating people focusing on the institutional performance. In this sense, the main problem was: which were the conceptions and practices operated in the worships of the “Nation of the 318’s” to estimulate the search for financial prosperity of its participating people? Based on the qualitative approach, a field research was done by the systemactical observation at the IURD- Catedral da Fé, located at the Iguatemi, as well as the bibliographic research such as Freston (1994); Mariano (1999; 2003), Bonfatt (2000), Fonseca (2003), Oro (2003), Machado (2003), Corten (2003) and others. Soever, the theroical approach was base on the Weber (2000, 2002) and Bourdieu (1998, 1999, 2003) with the collaboration of Durkheim (1989), Tuner (2005) and Geertz (1989). This research reveals that in the “Nation of the 318’s” meetings, the doctrinary conceptions are based on the Prosperity Postulates Theology, which charismatic practical rituals are made of songs, praises, clamations, chains, consagrations and the use of objects with the purpose of estimulate the participating people to show their faith by the monetary donations, offers and challenges in the sense of promote a bargain with the sacred to receive and conquer a gift, grace or bless that means the financial prosperity. |