Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Magalhães, Janilson Alves |
Orientador(a): |
Cardel, Lídia Maria Pires Soares |
Banca de defesa: |
Câmara, Antonio da Silva,
Germani, Guiomar Inez,
Cardel, Lídia Maria Pires Soares |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33090
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Resumo: |
Esta investigação descreve e analisa a Romaria da Terra e das Águas de Bom Jesus da Lapa, Bahia, a partir da proposta de (Re) Invenção do Religioso e do Político, cujo objetivo consiste em compreender o significado e as contribuições desta romaria para o grupo de romeiros de Feira de Santa Luzia, Lagoa dos Bois e Projeto de Assentamento Gerais Salinas, pertencentes ao município de Carinhanha, Bahia, ao mesmo tempo em que se busca compreender o quanto os mediadores (movimentos sociais, pastorais populares e Igreja Católica) a manipulam politicamente e que papel desempenham nas localidades dos romeiros. Para tanto, foram utilizados alguns procedimentos, a saber: observação participante, conversas informais, entrevistas, registros fotográficos e outros. Além disto, fez-se uma seleção dos materiais que versam sobre religiosidade – contemplando os seus múltiplos matizes, sobretudo na segunda metade do século passado –, advento da Nova Romaria, questões políticas, campesinas e dos espaços referenciais da pesquisa. Investigou-se o mundo desse grupo de romeiros durante um trabalho de assessoria (desenvolvido no citado PA entre 2007 e 2008), por meio de uma viagem a campo e os acompanhando no evento, em 2009, de modo que foi possível abordar suas motivações: formação, preparativos para o evento, as narrativas de alguns de seus integrantes, a fim de ter acesso ao significado da peregrinação. As dimensões religião e política são tomadas aqui enquanto basilares para se identificar aspectos e dinâmicas de romeiros e mediadores envoltos no evento, que tenta coadunar fortalecimento da fé e negação da estrutura social vigente ou, se quisermos, instaurar uma religiosidade de salvação com um ethos coletivista e rejeitador da opressão e instaurador da justiça social, a fim de alcançar um cenário de inclusão. Nota-se que o grupo de romeiros ora investigado, aí inserido, obteve fortalecimento da esperança de melhores condições de vida, incorporação de novas estratégias de luta no campo,conhecimento de deveres e direitos, maior consciência política, dentre outros. Entretanto, ao mesmo tempo em que os mediadores contribuíram nessas conquistas, também gestaram relações hierárquicas – de controle e manipulação – e introjeção de um ethos político-religioso que muitas vezes ignora práticas pautadas no catolicismo popular. |