Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Morais, Líria de Araújo |
Orientador(a): |
Santana, Ivani Lúcia Oliveira de |
Banca de defesa: |
Machado, Fernanda Eugênio,
Barreto, Ivana Buys Menna,
Biriba, Ricardo Barreto,
El-Hani, Charbel Niño |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia, Escola de Teatro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18117
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Resumo: |
Esta tese trata do estudo da relação entre o dançarino e o lugar que escolhe para dançar, reunindo reflexões aqui denominadas de corpomapa. A pesquisa foi tecida a partir de experimentos artísticos autorais, juntamente com estudos teóricos, entrevistas e levantamentos de informações sobre artistas contemporâneos da dança. A composição situada em dança via o conceito de corpomapa é fruto de um tipo de relação no qual o dançarino está implicado na composição, é coreógrafo de si mesmo e, ao mesmo tempo, lida com questões sociais do lugar onde dança enquanto cria. Nesse sentido, corpo, lugar e composição configuram-se entre três grupos de discussões para todo o texto. Foram criados, portanto, os seguintes planos de relação: Superfície, Dimensão e Recorte. No plano da Superfície, a percepção do dançarino é tratada à luz das ciências cognitivas; no plano da Dimensão, os aspectos referentes às práticas humanas do lugar estão apoiados em entendimentos sociais de lugar praticado; e no plano do Recorte, os assuntos partem da improvisação como modo de entender a composição que se configura no tempo presente da apresentação. Conclui-se que, no tipo de relação aqui investigada, permeia o princípio da mudança que consiste numa transformação continuada do dançarino em seus traços poéticos e do lugar em seu contexto durante a composição. Essas ideias acrescentam na discussão acerca de aspectos relacionais e compositivos do dançarino, que, numa relação com as práticas dos lugares onde dança, percebe-se numa implicação efetiva na sua própria composição, criando uma maior abertura diante de contextos ao seu redor. |