Jogos 2D em geometrias não euclidianas: um modelo para encapsulamento geometricamente independente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Guimarães, Filipe Deó
Orientador(a): Mello, Vinicius Moreira
Banca de defesa: Ferreira Júnior, Perfilino Eugênio
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Matemática. Departamento de Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19382
Resumo: Este trabalho apresenta uma nova abordagem para o desenvolvimento de jogos em geometrias não euclidianas com a introdução de um novo modelo de encapsulamento. Nesse modelo, atributos com dependência geométrica são abstraídos de forma a simplificar a implementação e, assim, é possível dissociar a codificação do jogo do espaço geométrico a ser utilizado, seja ele euclidiano, elíptico ou hiperbólico. É considerado, aqui, que um jogo apresenta três características fundamentais: geometria, topologia e mecânica. A partir dessa consideração, um modelo genérico capaz de trabalhar diferentes tipos de geometria é definido e incorporado ao modelo de encapsulamento proposto. Por fim, como forma de atestar a viabilidade de uso do modelo de encapsulamento, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma versão do jogo Asteroids, disponível nas três geometrias citadas anteriormente. Desta forma, o método de encapsulamento se apresenta ainda como um método prático de contraste entre espaços geométricos, gerando ambientes interativos em diferentes geometrias a partir de uma única implementação.