Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Sampaio, JOSE ROBERTO |
Orientador(a): |
Sant'anna, Catarina |
Banca de defesa: |
Magalhaes, Monica,
Tudella, Eduardo,
Mendes, Elisa,
Oliveira Jr, Celso |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de pós-graduação em artes cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18515
|
Resumo: |
Esta pesquisa pretende servir como um modelo para nortear o ensino da Maquiagem Teatral em cursos de licenciatura em teatro, assim como em cursos livres e oficinas de formação do ator. A partir de um panorama histórico da máscara e da maquiagem no teatro, pontuando os momentos em que estas eram utilizadas com destaque na encenação, de acordo com o gênero e o conceito dos encenadores, até os dias atuais e, após uma pesquisa sobre o ensino da Maquiagem Teatral no Brasil, com entrevistas com seis professores da referida disciplina, em universidades das cinco regiões brasileiras, segue-se uma descrição da metodologia aplicada no ensino da Maquiagem Teatral com vistas à interdisciplinaridade. Como aporte teórico foram utilizados estudos da semiologia, da história do teatro e da educação, da anatomia facial, dos estudos de luz e sombra e de grandes pensadores do teatro. |