Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Lopes Neto, Carmelito |
Orientador(a): |
Dias, Leila Miralva Martins |
Banca de defesa: |
Souza, Jusamara Vieira,
Nascimento, Antônio Dias |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Música
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33253
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Resumo: |
O presente estudo teve como objetivo geral compreender as aprendizagens musicais adquiridas nas interações sociais construídas pelos participantes de três grupos musicais: Banda de Axé, Coral Juvenil e Banda de Salsa. Nele, tanto o aprendizado musical adquirido pelos participantes nos três contextos, quanto as aproximações sociais entre os sujeitos apresentam o mesmo grau de importância. O suporte teórico é constituído de autores da Educação, Educação Musical e Sociologia. Como o pesquisador é parte integrante do campo empírico, a autoetnografia foi a metodologia eleita para validar as análises e as interpretações dadas pelas próprias memórias e reflexões, aliadas aos dos companheiros de vivência musical. Como instrumento de coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas. Os resultados obtidos revelaram que houve aprendizagens musicais significativas nas três práticas coletivas e que os vínculos afetivos construídos deram subsídios para a formação profissional e humana dos sujeitos envolvidos. Palavras chave: Educação Musical. Práticas Musicais Coletivas. Interações Sociais. |