VALTER HUGO MÃE: O FILHO DE MIL TEXTOS.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: SILVA, DANILO SALES DE QUEIROZ lattes
Orientador(a): LIMA, MIRELLA MARCIA LONGO VIEIRA
Banca de defesa: ORNELLAS, SANDRO SANTOS, LIMA, MIRELLA MARCIA LONGO VIEIRA, MUNIZ, MARCIO RICARDO COELHO, ROCHA, FLAVIA ANINGER DE BARROS, EL FAHL, ALANA DE OLIVEIRA FREITAS
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de Pós-Graduação: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Departamento: Instituto de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37544
Resumo: O trabalho busca sintetizar as principais linhas do projeto cultural elaborado pelo autor angolano-português Valter Hugo Lemos. Além de laureado, o autor se tornou uma importante voz no meio midiático, criando uma posição autoral de destaque, que torna urgente a necessidade de uma análise sobre os aspectos mais importantes de sua produção artístico-cultural. Dedicamos parte da pesquisa à observação do perfil autoral e das marcas de sua consagração no campo literário. A partir das características dos seus narradores – que encontramos nos romances ou em performances públicas –, tentamos delinear um estilema que uma sua produção discursiva. Sondando os mais diversos registros (como poemas ou contos infantis), buscamos aproximar tematicamente sua escrita e suas preocupações. Colocando em destaque a preocupação com a formação de uma cidadania humanizadora, recorremos a estudos da psicanálise e da filosofia para ancorar a percepção de que seu projeto cultural se baseia na assunção da importância da falta fundante do “eu” e do encontro necessário com o “outro”. Nesse sentido, o estudo da família irá se mostrar importante como ponto de partida desse encontro e dessa falta na literatura de Valter Hugo Mãe – sua assinatura mais recente. Por fim, o estatuto dos personagens marginalizados, com destaque para o personagem homossexual de sua obra central para nossa análise (O filho de mil homens), servirá para demonstrar o conceito de humanização, base da arte e do projeto para a cultura que elabora o escritor.